ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA:
Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
Turma: 7ª ano
PLANO DE ENSINO
EMENTA:
Compreensão das atividades: fala escrita, leitura e
escuta, tendo como finalidade interpretar e produzir diferentes tipos de
textos, com coerência e coesão. Sintaxe. Estrutura e formação de palavras.
Figura de linguagem. Revisão das classes gramaticais.
OBJETIVO:
Ø
Desenvolver habilidades de leituras funcionais
dos alunos buscando torna-lo mais capaz de associar o conteúdo linguístico de
texto com o conhecimento de mundo que circulam no meio social;
Ø Construir
na escola uma politica de formação de leitores para que possamos desenvolver
uma pratica de leitura;
Ø Adequar-se
aos diferentes tipos de conhecimento na área de língua portuguesa;
Ø Comparar
textos buscando semelhanças e diferenças quando as ideias e a forma;
Ø Aprimorar
a leitura oral, exercitando-a a partir de orientação e ênfase;
Ø Produzir
textos e apresentar aos demais colegas;
Ø Expressar
e comunicar suas ideias através de exercícios e produções;
Ø Usar
os conhecimentos adquiridos pó meio da pratica da reflexão sobre a língua
expandindo assim as possibilidades de analisar os textos com mais coerência.
Ø Ler
com fluência e boa entonação e dicção;
Ø Identificar
cos vocábulos novos e usa-los em contextos diferentes determinado com precisão;
Ø Redigir
com criatividade, eficiência e correção a partir de um texto trabalhado;
Ø Diferenciar
frase, oração, período;
Ø Identificar
os tipos de predicados e empregá-los;
Ø Identificar
os tipos de verbos e classifica-los;
Ø Aprender
a consultar dicionários e outros materiais para solucionar suas duvidas;
Ø Conhecer
os tipos de adjuntos e empregar de forma adequada;
Ø Revisar
a parte da fonética;
Ø Interpretar
textos literários com precisão;
Ø Ser
capaz de analisar textos informativos e filmes para melhor entendimento do
conteúdo;
CONTEÚDO:
Ø
Fonética, (revisão);
Ø Classes
de palavras, verbos, tipos de sujeitos, tipos de predicados;
Ø Adjuntos
adnominais, adjuntos adverbiais, predicativo de sujeito;
Ø Aposto,
vocativo, construção de textos informativos, narrativo;
Ø Textos
poéticos, textos literários, poemas, poesias, contos;
Ø Reportagens,
rever a reforma ortográfica, período composto por subordinação e coordenação,
paródias, representação teatral.
METODOLOGIA:
Ø
Uso de livro didático e dicionário;
Ø Leitura
individual e coletiva;
Ø Textos
relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado;
Ø Exercícios
relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado;
Ø Exercícios
orais e escritos;
Ø Pesquisas
na internet, em livros e em gramaticas;
Ø Aulas
expositivas e dialogadas;
Ø Apresentação
de trabalhos em grupo e individualmente;
Ø
Filmes relacionados aos conteúdos programados.
AVALIAÇÃO:
Ø
Participação;
Ø Interesse,
respeito entre colegas;
Ø Respeito
com professores;
Ø Resolução
das atividades;
Ø Apresentação
dos trabalhos;
Ø Leituras
precisas;
Ø Ter
a matéria em dia;
Ø Pela
produção de textos, contos;
Ø Poesias,
poemas, paródias;
Ø Apresentação
das obras lidas.
Ø Provas
escritas e individuais;
Ø Uniforme;
Ø
Pontualidade.
BIBLIOGRAFIA:
Ø
Dialogo: Língua portuguesa;
Ø Proposta
curricular-SC;
Ø Texto
e contexto;
Ø A
Palavra é sua língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário