sábado, 16 de março de 2013

Plano de ensino 7º ano


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
 PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
Turma: 7ª ano
PLANO DE ENSINO

EMENTA:
Compreensão das atividades: fala escrita, leitura e escuta, tendo como finalidade interpretar e produzir diferentes tipos de textos, com coerência e coesão. Sintaxe. Estrutura e formação de palavras. Figura de linguagem. Revisão das classes gramaticais.

OBJETIVO:
Ø  Desenvolver habilidades de leituras funcionais dos alunos buscando torna-lo mais capaz de associar o conteúdo linguístico de texto com o conhecimento de mundo que circulam no meio social;
Ø  Construir na escola uma politica de formação de leitores para que possamos desenvolver uma pratica de leitura;
Ø  Adequar-se aos diferentes tipos de conhecimento na área de língua portuguesa;
Ø  Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quando as ideias e a forma;
Ø  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientação e ênfase;
Ø  Produzir textos e apresentar aos demais colegas;
Ø  Expressar e comunicar suas ideias através de exercícios e produções;
Ø  Usar os conhecimentos adquiridos pó meio da pratica da reflexão sobre a língua expandindo assim as possibilidades de analisar os textos com mais coerência.
Ø  Ler com fluência e boa entonação e dicção;
Ø  Identificar cos vocábulos novos e usa-los em contextos diferentes determinado com precisão;
Ø  Redigir com criatividade, eficiência e correção a partir de um texto trabalhado;
Ø  Diferenciar frase, oração, período;
Ø  Identificar os tipos de predicados e empregá-los;
Ø  Identificar os tipos de verbos e classifica-los;
Ø  Aprender a consultar dicionários e outros materiais para solucionar suas duvidas;
Ø  Conhecer os tipos de adjuntos e empregar de forma adequada;
Ø  Revisar a parte da fonética;
Ø  Interpretar textos literários com precisão;
Ø  Ser capaz de analisar textos informativos e filmes para melhor entendimento do conteúdo;

CONTEÚDO:
Ø  Fonética, (revisão);
Ø  Classes de palavras, verbos, tipos de sujeitos, tipos de predicados;
Ø  Adjuntos adnominais, adjuntos adverbiais, predicativo de sujeito;
Ø  Aposto, vocativo, construção de textos informativos, narrativo;
Ø  Textos poéticos, textos literários, poemas, poesias, contos;
Ø  Reportagens, rever a reforma ortográfica, período composto por subordinação e coordenação, paródias, representação teatral.

METODOLOGIA:
Ø  Uso de livro didático e dicionário;
Ø  Leitura individual e coletiva;
Ø  Textos relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado;
Ø  Exercícios relacionados ao conteúdo que está sendo trabalhado;
Ø  Exercícios orais e escritos;
Ø  Pesquisas na internet, em livros e em gramaticas;
Ø  Aulas expositivas e dialogadas;
Ø  Apresentação de trabalhos em grupo e individualmente;
Ø  Filmes relacionados aos conteúdos programados.

AVALIAÇÃO:
Ø  Participação;
Ø  Interesse, respeito entre colegas;
Ø  Respeito com professores;
Ø  Resolução das atividades;
Ø  Apresentação dos trabalhos;
Ø  Leituras precisas;
Ø  Ter a matéria em dia;
Ø  Pela produção de textos, contos;
Ø  Poesias, poemas, paródias;
Ø  Apresentação das obras lidas.
Ø  Provas escritas e individuais;
Ø  Uniforme;
Ø  Pontualidade.

BIBLIOGRAFIA:
Ø  Dialogo: Língua portuguesa;
Ø  Proposta curricular-SC;
Ø  Texto e contexto;
Ø  A Palavra é sua língua portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário