sábado, 16 de março de 2013

PLANO DE ENSINO, 3º ano- Ensino Médio


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DIsCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
TURMA: 3º ano – Ensino Médio

PLANO DE ENSINO

EMENTA:
                Textos literários e estudo da literatura compreensão das atividades: fala, escrita, leitura e escuta, tendo como finalidade produzir diferentes tipos de textos. Estrutura e formação das palavras, classe das palavras.

OBJETIVO:
Ø  Atribuir sentido ao texto oral e escrito, posicionando-se criticamente diante deles;
Ø  Utilizar os conceito e procedimentos construídos na pratica de analise linguística;
Ø  Redigir textos utilizando recursos próprios do padrão da língua portuguesa, administrando a coerência e a coesão;
Ø  Ler de maneira independente qualquer tipo de texto, como também interpreta-los;
Ø  Compreender a importância da literatura no contexto social.

CONTEÚDO:
Ø  Formalidade da linguagem (Língua Padrão);
Ø  Termos da oração: sujeito, predicado, objeto;
Ø  Complementos verbais e nominais;
Ø  Predicativos;
Ø  Leituras literárias;
Ø  Produção textual;
Ø  Teoria: contesto histórico e pré-modernismo;
Ø  Vanguarda Europeia: obras e autores;
Ø  Euclides da Cunha, Os Sertões;
Ø  Estrutura da palavra;
Ø  Morfemas;
Ø  Contexto histórico e modernismo;
Ø  Características dos autores e das suas obras;
Ø  Semana da Arte Moderna;
Ø  Autores que se destacam: Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos D. de Andrade entre outros;
Ø  Adjunto adnominal e adverbial;
Ø  Período composto por coordenação;
Ø  Período composto por subordinação;
Ø  Orações adjetivas e Orações substantivas;
Ø  Analise e reflexão das classes gramaticais;
Ø  Regência verbal e nominal;
Ø  Emprego da crase;
Ø  Leituras informativas;
Ø  Autores e obas da 2ª fase do modernismo;
Ø  Contesto histórico;
Ø  Dissertação;
Ø  Contesto históricos, autores e obras da 3ª fase do modernismo;
Ø  Pontuação;
Ø  Função do QUE e do SE;
Ø  Interpretação das obras;
Ø  Ambiguidade;
Ø  Literatura Contemporânea;
Ø  Revisão de atividades;
Ø  Pratica da linguagem;
Ø  Dissertação.

METODOLOGIA:
Ø  Aulas expositivas e dialogadas;
Ø  Apresentação de trabalhos em grupos;
Ø  Apresentação de trabalhos individuais;
Ø  Leitura literária;
Ø  Resolução de atividades;
Ø  Produção de texto;
Ø  Uso do livro didático;
Ø  Exercícios de revisão;
Ø  Questionamentos;
Ø  Produzir textos dissertativos;
Ø  Apresentação de filmes relacionados ao conteúdo estudado;
Ø  Provas escritas;
Ø  Provas de recuperação;
Ø  Pesquisas na internet;
Ø  Filme: Ladrão de raio.

AVALIAÇÃO:
Ø  Participação em atividades em sala;
Ø  Leitura;
Ø  Interpretação de texto literária e informativa;
Ø  Apresentação de trabalhos em grupo e individuais;
Ø  Respeito aos colegas e professores;
Ø  Organização dos trabalhos;
Ø  Pontualidade na entrega de trabalhos;
Ø  Provas escritas;
Ø  Análise de filme;
Ø  Crônicas;
Ø  Exercícios de recuperação.


BIBLIOGRAFIA:
Ø  Dialogo: Língua portuguesa;
Ø  Proposta curricular-SC;
Ø  Texto e contexto;
Ø  A Palavra é sua língua portuguesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário