ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
TURMA: 2º ano- Ensino Médio
PLANO DE ENSINO
EMENTA:
Compreensão das atividades de fala escrita,
leitura e escuta. Analisar e entender a literatura, tendo como finalidade
produzir diferentes tipos de textos. Estudando também a formação das palavras,
e classes de palavras.
OBJETIVOS:
Ø
Compreender a importância da Literatura no
contexto social;
Ø Identificar
com segurança os conteúdos de gramática que serão trabalhados no decorrer do
ano;
Ø Refletir
sobre os aspectos sociais na nossa realidade através da dissertação;
Ø Ampliar
seu conhecimento através da leitura, interpretação, desempenhando a função da
leitura com competência.
Ø Assegurar
que o reconhecimento da gramática seja reconhecido;
Ø Aplicar
os conhecimentos da linguística entrelaçados com os textos;
Ø Ser
capas de construir uma opinião sobre assuntos polêmicos;
Ø
Exercer a oralidade através da leitura.
CONTEÚDO:
Ø
Romantismo e sua linguagem;
Ø Romantismo
em Portugal;
Ø Concepções
do Romantismo;
Ø Autores;
Ø Claúdio
Manuel da Costa Almeida Garret;
Ø As
revoluções do século XVII- e sua origem;
Ø Revolução
Industrial e Francesa;
Ø Características
do Romantismo;
Ø 1ª,
2ª e 3ª Gerações Românticas;
Ø Características,
obras e autores;
Ø Pontuação
e expressividades;
Ø Produzir
textos;
Ø Uso
de conjunções;
Ø Coerência
textual;
Ø Analise
e reflexão textuais;
Ø Plural
dos substantivos, adjetivos;
Ø Crase;
Ø Fonologia;
Ø Romantismo
no Brasil;
Ø Gonsalves
de Magalhães, analise da obra: As pupilas do Senhor Reitor;
Ø Dissertação;
Ø Produções
de texto, teatros, poesias e poemas;
Ø Verbos,
conjugação, flexão, modos, tempos e formas verbais
Ø Simbolismo,
momento histórico;
Ø Oração,
frase, período;
Ø Oração
subordinadas e coordenadas;
Ø Concordância
verbal;
Ø Descrição,
narração, textos publicitários;
Ø Editorial
e crônicas;
Ø Apresentações
de trabalhos;
Ø Pesquisa
na internet;
Ø
Estruturação de textos informativos e literários.
METODOLOGIAS:
Ø
Participação de atividades em sala;
Ø Leitura;
Ø Interpretação
de texto literária e informativa;
Ø Apresentação
de trabalhos em grupos e individualmente;
Ø Respeito
aos colegas e professores;
Ø Organização
nos trabalhos;
Ø Pontualidade
na entrega de trabalhos;
Ø Provas
escritas;
Ø Analise
de filmes colocando ponto de vista individual;
Ø Crônicas;
Ø
Atividades de recuperação.
AVALIAÇÃO:
Ø
Participação na sala de aula;
Ø Colaboração
nas atividades realizadas;
Ø Resolução
das atividades em sala;
Ø Trabalhos
individuais;
Ø Organização
quanto aos trabalhos em grupos;
Ø Apresentação
de trabalho;
Ø Leituras;
Ø
Provas individuais.
BIBLIOGRAFIAS:
Ø
Dialogo: Língua portuguesa;
Ø Proposta
curricular-SC;
Ø Texto
e contexto;
Ø
A Palavra é sua língua portuguesa.
obrigada pelo apoio
ResponderExcluirOBRIGADA
ResponderExcluirObrigada foi muito enriquecedor
ResponderExcluir