ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
PROFESSORA:
Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
Turma: 6ª ano
PLANO DE ENSINO
EMENTA:
Compreensão das atividades: fala escrita, leitura e
escuta, tendo como finalidade interpretar e produzir diferentes tipos de
textos, com coerência e coesão. Sintaxe. Estrutura e formação de palavras.
Figura de linguagem. Revisão das classes gramaticais.
OBJETIVO:
Ø
Desenvolver habilidades de leituras funcionais
dos alunos buscando torna-lo mais capaz de associar o conteúdo linguístico de
texto com o conhecimento de mundo que circulam no meio social;
Ø Construir
na escola uma politica de formação de leitores para que possamos desenvolver
uma pratica de leitura;
Ø Adequar-se
aos diferentes tipos de conhecimento na área de língua portuguesa;
Ø Comparar
textos buscando semelhanças e diferenças quando as ideias e a forma;
Ø Aprimorar
a leitura oral, exercitando-a a partir de orientação e ênfase;
Ø Produzir
textos e apresentar aos demais colegas;
Ø Ler
com fluência boa dicção e entonação;
Ø Identificar
vocábulos novos e usá-los em contextos diferentes determinando com precisão a
especificação de cada um;
Ø Redigir
com criatividade e eficiência a correção a partir do texto trabalhando;
Ø Identificar
e classificar os diferentes tipos de pronomes;
Ø Desenvolver
habilidades de consultas ao dicionário;
Ø Reconhecer
a importância de Letras e Fonemas;
Ø Ler
para refletir e informar.
CONTEÚDO:
Ø
Letras, fonemas e dígrafos;
Ø Acentuação
gráfica, ditongo, tritongo, hiatos;
Ø Artigos
definido e indefinido;
Ø Leituras
silenciosa e oral;
Ø Sinônimos,
antônimos;
Ø Morfologia;
Ø Advérbios,
frases, orações e períodos;
Ø Concordância
verbal e nominal;
Ø Interpretação
de texto narrativo, Dissertativo, Informativo;
Ø Relatos
vivenciados;
Ø Todos
os tipos de pronomes;
Ø Oração
sem sujeito;
Ø Sujeito
indeterminado;
Ø Sujeito
simples e composto
Ø Predicativo
do sujeito;
Ø Verbos
de ligação
Ø Vocativo-
Aposto;
Ø Verbo,
tempo, modo, pessoa, conjugação;
Ø Verbos
transitivos e intransitivos;
Ø Textos
propaganda;
Ø Objeto
direto e indireto;
Ø Linguagem
figurada;
Ø Parodias,
poemas e poesias;
Ø Adjunto
adnominal;
Ø Redação;
Ø Produção
de texto;
Ø Interjeição;
Ø Histórias
em quadrinhos.
METODOLOGIA:
Ø
Aulas expositivas e dialogadas;
Ø Leitura
oral do professor e do aluno dando ênfase a entonação de voz e a pronuncia.
Ø Leitura
silenciosa.
Ø Resolução
de atividades;
Ø Leituras
dramatizadas;
Ø Criação
de dialogo entre personagens
Ø Produção
de textos, crônicas e narrativas;
Ø Filmes
relacionados aos conteúdos;
Ø Exercícios
diversificados, cruzadinhas, acrósticos, ditados e painéis;
Ø
Reprodução de textos literários e informativos.
AVALIAÇÃO:
Ø
Participação;
Ø Interesse,
respeito entre colegas;
Ø Respeito
com professores;
Ø Resolução
das atividades;
Ø Apresentação
dos trabalhos;
Ø Leituras
precisas;
Ø Ter
a matéria em dia;
Ø Pela
produção de textos, contos;
Ø Poesias,
poemas, paródias;
Ø Apresentação
das obras lidas.
Ø Provas
escritas e individuais;
Ø Uniforme;
Ø
Pontualidade.
Ø
Dialogo: Língua portuguesa;
Ø Proposta
curricular-SC;
Ø Texto
e contexto;
Ø A
Palavra é sua língua portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário