sábado, 16 de março de 2013

Plano de ensino 6º ano

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
 PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
Turma: 6ª ano
PLANO DE ENSINO

EMENTA:
Compreensão das atividades: fala escrita, leitura e escuta, tendo como finalidade interpretar e produzir diferentes tipos de textos, com coerência e coesão. Sintaxe. Estrutura e formação de palavras. Figura de linguagem. Revisão das classes gramaticais.

OBJETIVO:
Ø  Desenvolver habilidades de leituras funcionais dos alunos buscando torna-lo mais capaz de associar o conteúdo linguístico de texto com o conhecimento de mundo que circulam no meio social;
Ø  Construir na escola uma politica de formação de leitores para que possamos desenvolver uma pratica de leitura;
Ø  Adequar-se aos diferentes tipos de conhecimento na área de língua portuguesa;
Ø  Comparar textos buscando semelhanças e diferenças quando as ideias e a forma;
Ø  Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientação e ênfase;
Ø  Produzir textos e apresentar aos demais colegas;
Ø  Ler com fluência boa dicção e entonação;
Ø  Identificar vocábulos novos e usá-los em contextos diferentes determinando com precisão a especificação de cada um;
Ø  Redigir com criatividade e eficiência a correção a partir do texto trabalhando;
Ø  Identificar e classificar os diferentes tipos de pronomes;
Ø  Desenvolver habilidades de consultas ao dicionário;
Ø  Reconhecer a importância de Letras e Fonemas;
Ø  Ler para refletir e informar.

CONTEÚDO:
Ø  Letras, fonemas e dígrafos;
Ø  Acentuação gráfica, ditongo, tritongo, hiatos;
Ø  Artigos definido e indefinido;
Ø  Leituras silenciosa e oral;
Ø  Sinônimos, antônimos;
Ø  Morfologia;
Ø  Advérbios, frases, orações e períodos;
Ø  Concordância verbal e nominal;
Ø  Interpretação de texto narrativo, Dissertativo, Informativo;
Ø  Relatos vivenciados;
Ø  Todos os tipos de pronomes;
Ø  Oração sem sujeito;
Ø  Sujeito indeterminado;
Ø  Sujeito simples e composto
Ø  Predicativo do sujeito;
Ø  Verbos de ligação
Ø  Vocativo- Aposto;
Ø  Verbo, tempo, modo, pessoa, conjugação;
Ø  Verbos transitivos e intransitivos;
Ø  Textos propaganda;
Ø  Objeto direto e indireto;
Ø  Linguagem figurada;
Ø  Parodias, poemas e poesias;
Ø  Adjunto adnominal;
Ø  Redação;
Ø  Produção de texto;
Ø  Interjeição;
Ø  Histórias em quadrinhos.

METODOLOGIA:
Ø  Aulas expositivas e dialogadas;
Ø  Leitura oral do professor e do aluno dando ênfase a entonação de voz e a pronuncia.
Ø  Leitura silenciosa.
Ø  Resolução de atividades;
Ø  Leituras dramatizadas;
Ø  Criação de dialogo entre personagens
Ø  Produção de textos, crônicas e narrativas;
Ø  Filmes relacionados aos conteúdos;
Ø  Exercícios diversificados, cruzadinhas, acrósticos, ditados e painéis;
Ø  Reprodução de textos literários e informativos.

AVALIAÇÃO:
Ø  Participação;
Ø  Interesse, respeito entre colegas;
Ø  Respeito com professores;
Ø  Resolução das atividades;
Ø  Apresentação dos trabalhos;
Ø  Leituras precisas;
Ø  Ter a matéria em dia;
Ø  Pela produção de textos, contos;
Ø  Poesias, poemas, paródias;
Ø  Apresentação das obras lidas.
Ø  Provas escritas e individuais;
Ø  Uniforme;
Ø  Pontualidade.

 BIBLIOGRAFIA:
Ø  Dialogo: Língua portuguesa;
Ø  Proposta curricular-SC;
Ø  Texto e contexto;
Ø  A Palavra é sua língua portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário