ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICAADOLFO
SILVEIRA
DICIPLINA: Língua
Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Vilma Maria
Schmitt
ANO: 2013
TURMA: 1º ano- Ensino Médio
PLANO DE ENSINO
EMENTA:
Prática de leitura e de produção de parágrafos e de
textos de diversos gêneros com ênfase em seus aspectos semânticos,
programáticos e discursivos. Textos literários e estudo da literatura.
OBJETIVOS:
Ø
Compreender e utilizar a língua materna,
geradora de significado, sabendo utilizá-la a diferentes interlocutores.
Ø Confortar
opiniões e pontos de vistas, sabendo respondo respeitar e preservar as diferentes manifestações de linguagens
utilizadas pro grupos sociais distintos.
Ø Analisar,
interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando
textos e contextos.
Ø Entender
o impacto das tecnologias da comunicação, em especial da língua escrita, no
processo de produção e desenvolvimento do conhecimento e na vida social dos indivíduos.
Ø Compreender
a importância da literatura no contexto social.
Ø
Assegurar que o reconhecimento da gramatica seja
reconhecido.
CONTEÚDO:
Ø
As linguagens o texto e a poesia;
Ø Língua
e linguagem;
Ø Verso
e prosa;
Ø Os
gêneros textuais;
Ø Terror
abala centro de poder dos EUA;
Ø Capitães
de areia, Jorge Amado;
Ø Cem
anos de perdão, Clarice Lispector;
Ø As
figuras de linguagem;
Ø O
gênero do conto;
Ø Entre
a realidade e a ficção;
Ø Os
contos e as historias de tradição oral
Ø O
tempo na narrativa;
Ø Expressões
que marcam o ritmo da narrativa;
Ø O
leitor suposto;
Ø A
novela;
Ø As
novelas de cavalarias;
Ø O
humanismo e o surgimento do teatro em Portugal;
Ø Língua-analise
e reflexão;
Ø Produção
de texto dissertativo;
Ø Paródia;
Ø Interpretação
de texto oral e escrita.;
Ø Ancoragem
enunciativa nos texto;
Ø Novela
moderna;
Ø Seminários
de obras literárias;
Ø O
discurso relatado;
Ø O
gênero crônico;
Ø As
crônicas de Fernão Lopes no humanismo;
Ø A
narrativa em versos no classicismo a epopeia;
Ø Lendas
urbanas;
Ø O
ponto de vista na narrativa;
Ø A
crônica e o realismo;
Ø A
narrativa histórica;
Ø A
descrição e as formas de caracterização;
Ø Entre
realidade e ficção;
Ø Ler
para alguém: a leitura em vos alta;
Ø Os
componentes orais da língua;
Ø Os
sons da fala, entoação e o acento;
Ø A
designação e o substantivo;
Ø A
narrativa histórica;
Ø A
canção popular;
Ø A
canção;
Ø As
cantigas trovadorescas;
Ø Poesia
no classicismo;
Ø Poesia
no humanismo;
Ø Canções
produzidas no século XX ou XXI;
Ø O
texto icônico-verbal;
Ø Produção
de poesias e poemas;
Ø Imagens
do Brasil na literatura: do seculo16 até o inicio do século 21;
Ø Imagens
do Brasil na pintura;
Ø Advérbios
e locuções adverbiais: a expressão das circunstâncias;
Ø A
modalidade e os advérbios;
Ø A
diferença entre a narrativa e o relato;
Ø A
literatura dos viajantes;
Ø Relatos
de viagens;
Ø A
expressão do subjetivo;
Ø Literatura
e memorialismo;
Ø Língua
analisa e reflexão;
Ø Homonímia;
Ø Paronímia;
Ø Os
valores sociais das palavras;
Ø A
escrita de um diálogo;
Ø A
notícia;
Ø A
exposição oral;
Ø A
polissemia;
Ø A
ambiguidade;
Ø O
campo lexical;
Ø As
noticias e os campos lexicais;
Ø A
escrita de uma noticia;
Ø O
cordel;
Ø Enquete:
o Best-seller;
Ø Elaboração
de teatro;
Ø Produção
de fabula;
Ø Artigo
de opinião;
Ø O
Barroco;
Ø Gregório
de Matos-poemas;
Ø O
debate;
Ø Valores
temporais e modais dos futuros do modo indicado;
Ø A
expressão do futuro e os níveis de linguagens;
Ø A
expressão do futuro em situações informais de comunicação;
Ø A
estrutura do artigo de opinião;
Ø O
editorial;
Ø O
Barroco;
Ø O
padre Antônio Vieira;
Ø O
modo sujeito e o modo indicativo;
Ø Os
tempos dos subjuntivos;
Ø As
marcas de enunciação: projeção do enunciatário e discurso relatado;
Ø O
Arcadismo;
Ø A
argumentação subjuntiva e a objetividade persuasão e forma de modalização.
METODOLOGIA:
Ø
Leitura oral do professor e do aluno com ênfase
na entonação;
Ø Leitura
silenciosa, leitura dramatizada;
Ø Aulas
de leitura, participação de projetos escolares;
Ø Painéis,
cartazes, debates e socialização;
Ø Trabalho
de pesquisa em jornais, revistas, internet e livros;
Ø Produção
de teatro, segundo o que esta sendo trabalhado no momento da aula;
Ø Trabalho
em grupo, exercícios no caderno;
Ø Trabalho
de oralidade e entonação;
Ø Filmes;
AVALIAÇÃO:
Ø
Responsabilidade;
Ø Assiduidade;
Ø Apresentação
de trabalho e teatro;
Ø Provas
e trabalhos orais e escritos;
Ø Trabalhos
coletivos e individuais;
Ø Cantos
e musicas;
Ø Aplicabilidade
dos conhecimentos;
Ø Expressão
oral, escrita, logica e corporal;
Ø Respeito;
Ø
Recuperação de estudo.
BIBLIOGRAFIA:
Ø
Dialogo: Língua portuguesa;
Ø Proposta
curricular-SC;
Ø Texto
e contexto;
Ø
A Palavra é sua língua portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário