sábado, 16 de março de 2013

PLANO DE ENSINO, 1º ano- Ensino Médio


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICAADOLFO SILVEIRA
DICIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
TURMA: 1º ano- Ensino Médio

PLANO DE ENSINO

EMENTA:
Prática de leitura e de produção de parágrafos e de textos de diversos gêneros com ênfase em seus aspectos semânticos, programáticos e discursivos. Textos literários e estudo da literatura.

OBJETIVOS:
Ø  Compreender e utilizar a língua materna, geradora de significado, sabendo utilizá-la a diferentes interlocutores.
Ø  Confortar opiniões e pontos de vistas, sabendo respondo respeitar e preservar  as diferentes manifestações de linguagens utilizadas pro grupos sociais distintos.
Ø  Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos e contextos.
Ø  Entender o impacto das tecnologias da comunicação, em especial da língua escrita, no processo de produção e desenvolvimento do conhecimento e na vida  social dos indivíduos.
Ø  Compreender a importância da literatura no contexto social.
Ø  Assegurar que o reconhecimento da gramatica seja reconhecido.

CONTEÚDO:
Ø  As linguagens o texto e a poesia;
Ø  Língua e linguagem;
Ø  Verso e prosa;
Ø  Os gêneros textuais;
Ø  Terror abala centro de poder dos EUA;
Ø  Capitães de areia, Jorge Amado;
Ø  Cem anos de perdão, Clarice Lispector;
Ø  As figuras de linguagem;
Ø  O gênero do conto;
Ø  Entre a realidade e a ficção;
Ø  Os contos e as historias de tradição oral
Ø  O tempo na narrativa;
Ø  Expressões que marcam o ritmo da narrativa;
Ø  O leitor suposto;
Ø  A novela;
Ø  As novelas de cavalarias;
Ø  O humanismo e o surgimento do teatro em Portugal;
Ø  Língua-analise e reflexão;
Ø  Produção de texto dissertativo;
Ø  Paródia;
Ø  Interpretação de texto oral e escrita.;
Ø  Ancoragem enunciativa nos texto;
Ø  Novela moderna;
Ø  Seminários de obras literárias;
Ø  O discurso relatado;
Ø  O gênero crônico;
Ø  As crônicas de Fernão Lopes no humanismo;
Ø  A narrativa em versos no classicismo a epopeia;
Ø  Lendas urbanas;
Ø  O ponto de vista na narrativa;
Ø  A crônica e o realismo;
Ø  A narrativa histórica;
Ø  A descrição e as formas de caracterização;
Ø  Entre realidade e ficção;
Ø  Ler para alguém: a leitura em vos alta;
Ø  Os componentes orais da língua;
Ø  Os sons da fala, entoação e o acento;
Ø  A designação e o substantivo;
Ø  A narrativa histórica;
Ø  A canção popular;
Ø  A canção;
Ø  As cantigas trovadorescas;
Ø  Poesia no classicismo;
Ø  Poesia no humanismo;
Ø  Canções produzidas no século XX ou XXI;
Ø  O texto icônico-verbal;
Ø  Produção de poesias e poemas;
Ø  Imagens do Brasil na literatura: do seculo16 até o inicio do século 21;
Ø  Imagens do Brasil na pintura;
Ø  Advérbios e locuções adverbiais: a expressão das circunstâncias;
Ø  A modalidade e os advérbios;
Ø  A diferença entre a narrativa e o relato;
Ø  A literatura dos viajantes;
Ø  Relatos de viagens;
Ø  A expressão do subjetivo;
Ø  Literatura e memorialismo;
Ø  Língua analisa e reflexão;
Ø  Homonímia;
Ø  Paronímia;
Ø  Os valores sociais das palavras;
Ø  A escrita de um diálogo;
Ø  A notícia;
Ø  A exposição oral;
Ø  A polissemia;
Ø  A ambiguidade;
Ø  O campo lexical;
Ø  As noticias e os campos lexicais;
Ø  A escrita de uma noticia;
Ø  O cordel;
Ø  Enquete: o Best-seller;
Ø  Elaboração de teatro;
Ø  Produção de fabula;
Ø  Artigo de opinião;
Ø  O Barroco;
Ø  Gregório de Matos-poemas;
Ø  O debate;
Ø  Valores temporais e modais dos futuros do modo indicado;
Ø  A expressão do futuro e os níveis de linguagens;
Ø  A expressão do futuro em situações informais de comunicação;
Ø  A estrutura do artigo de opinião;
Ø  O editorial;
Ø  O Barroco;
Ø  O padre Antônio Vieira;
Ø  O modo sujeito e o modo indicativo;
Ø  Os tempos dos subjuntivos;
Ø  As marcas de enunciação: projeção do enunciatário e discurso relatado;
Ø  O Arcadismo;
Ø  A argumentação subjuntiva e a objetividade persuasão e forma de modalização.

METODOLOGIA:
Ø  Leitura oral do professor e do aluno com ênfase na entonação;
Ø  Leitura silenciosa, leitura dramatizada;
Ø  Aulas de leitura, participação de projetos escolares;
Ø  Painéis, cartazes, debates e  socialização;
Ø  Trabalho de pesquisa em jornais, revistas, internet e livros;
Ø  Produção de teatro, segundo o que esta sendo trabalhado no momento da aula;
Ø  Trabalho em grupo, exercícios no caderno;
Ø  Trabalho de oralidade e entonação;
Ø  Filmes;

AVALIAÇÃO:
Ø  Responsabilidade;
Ø  Assiduidade;
Ø  Apresentação de trabalho e teatro;
Ø  Provas e trabalhos orais e escritos;
Ø  Trabalhos coletivos e individuais;
Ø  Cantos e musicas;
Ø  Aplicabilidade dos conhecimentos;
Ø  Expressão oral, escrita, logica e corporal;
Ø  Respeito;
Ø  Recuperação de estudo.
BIBLIOGRAFIA:
Ø  Dialogo: Língua portuguesa;
Ø  Proposta curricular-SC;
Ø  Texto e contexto;
Ø  A Palavra é sua língua portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário