sábado, 16 de março de 2013

PLANO DE ENSINO, 2º ano- Ensino Médio


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ADOLFO SILVEIRA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa e Literatura
 PROFESSORA: Vilma Maria Schmitt
ANO: 2013
TURMA: 2º ano- Ensino Médio
PLANO DE ENSINO
EMENTA:
                Compreensão das atividades de fala escrita, leitura e escuta. Analisar e entender a literatura, tendo como finalidade produzir diferentes tipos de textos. Estudando também a formação das palavras, e classes de palavras.

OBJETIVOS:
Ø  Compreender a importância da Literatura no contexto social;
Ø  Identificar com segurança os conteúdos de gramática que serão trabalhados no decorrer do ano;
Ø  Refletir sobre os aspectos sociais na nossa realidade através da dissertação;
Ø  Ampliar seu conhecimento através da leitura, interpretação, desempenhando a função da leitura com competência.
Ø  Assegurar que o reconhecimento da gramática seja reconhecido;
Ø  Aplicar os conhecimentos da linguística entrelaçados com os textos;
Ø  Ser capas de construir uma opinião sobre assuntos polêmicos;
Ø  Exercer a oralidade através da leitura.

CONTEÚDO:
Ø  Romantismo e sua linguagem;
Ø  Romantismo em Portugal;
Ø  Concepções do Romantismo;
Ø  Autores;
Ø  Claúdio Manuel da Costa Almeida Garret;
Ø  As revoluções do século XVII- e sua origem;
Ø  Revolução Industrial e Francesa;
Ø  Características do Romantismo;
Ø  1ª, 2ª e 3ª Gerações Românticas;
Ø  Características, obras e autores;
Ø  Pontuação e expressividades;
Ø  Produzir textos;
Ø  Uso de conjunções;
Ø  Coerência textual;
Ø  Analise e reflexão textuais;
Ø  Plural dos substantivos, adjetivos;
Ø  Crase;
Ø  Fonologia;
Ø  Romantismo no Brasil;
Ø  Gonsalves de Magalhães, analise da obra: As pupilas do Senhor Reitor;
Ø  Dissertação;
Ø  Produções de texto, teatros, poesias e poemas;
Ø  Verbos, conjugação, flexão, modos, tempos e formas verbais
Ø  Simbolismo, momento histórico;
Ø  Oração, frase, período;
Ø  Oração subordinadas e coordenadas;
Ø  Concordância verbal;
Ø  Descrição, narração, textos publicitários;
Ø  Editorial e crônicas;
Ø  Apresentações de trabalhos;
Ø  Pesquisa na internet;
Ø  Estruturação de textos informativos e literários.

METODOLOGIAS:
Ø  Participação de atividades em sala;
Ø  Leitura;
Ø  Interpretação de texto literária e informativa;
Ø  Apresentação de trabalhos em grupos e individualmente;
Ø  Respeito aos colegas e professores;
Ø  Organização nos trabalhos;
Ø  Pontualidade na entrega de trabalhos;
Ø  Provas escritas;
Ø  Analise de filmes colocando ponto de vista individual;
Ø  Crônicas;
Ø  Atividades de recuperação.

AVALIAÇÃO:
Ø  Participação na sala de aula;
Ø  Colaboração nas atividades realizadas;
Ø  Resolução das atividades em sala;
Ø  Trabalhos individuais;
Ø  Organização quanto aos trabalhos em grupos;
Ø  Apresentação de trabalho;
Ø  Leituras;
Ø  Provas individuais.

BIBLIOGRAFIAS:
Ø  Dialogo: Língua portuguesa;
Ø  Proposta curricular-SC;
Ø  Texto e contexto;
Ø  A Palavra é sua língua portuguesa.

3 comentários: